segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Modernização da Praça do Gaúcho


Neste sábado, 19 de setembro, fui com o Alexandre Sal da Drop Dead Skate Park dar uma conferida nas obras que estão sendo feitas na famosa Praça do Gaúcho aqui em Curitiba/PR.

Através de um projeto aprovado pelo Vereador Braga Cortes, a Prefeitura de Curitiba liberou uma verba para manutenções na Praça, que prevê câmaras de segurança em todo o local, reforço na iluminação, pavimentação de toda a área com piso semelhante ao colocado na Praça Tiradentes e principalmente a revitalização de toda a pista com aplicação de granilite.

Chegamos no canteiro de obras e encontramos o David, responsável por toda a execução do projeto, o skatista profissional de vertical Miguel Catarina, os profissionais de street Rodrigo Gerdau e Rafael Braciak, o presidente da Federação de Skate do Paraná Cristian 'Sapo', o Sal que também é vice-presidente da Federação e eu, Marcos Bollmann, representando a CBSk Confederação Brasileira de Skate.

Tivemos algumas explicações do David e do Sapo quanto à execução de toda a obra, as prioridades e a divisão de todo o trabalho em duas fases. Esta primeira fase deverá terminar no final do mês de novembro, com a modernização e revestimento da pista e colocação das câmaras de segurança em todo o local, que é um ponto tradicional da família curitibana, tendo ali a Sorveteria do Gaúcho.

Depois de um tempo, começaram a chegar mais pessoas ligadas ao skate Paranaense como o apresentador Ronaldo Miranda, alguns skatistas locais, o Luís que tem uma loja local e outras pessoas interessadas e ansiosas no andamento dos trabalhos. Com mais pessoas, as idéias e opiniões começaram a surgir. Altura das bordas, raio das transições, fixação das telas metálicas, aplicação do concreto e tudo mais...

No projeto original aprovado, previa-se somente a aplicação de granilite em toda a área da pista, porém, viu-se a necessidade de se modernizar a pista. Afinal só assim teremos novas manobras, novas linhas sendo traçadas, novos desafios e uma constante evolução pessoal e também do skate paranaense, nesta pista que representa tanto para o skate brasileiro e de onde já saíram vários nomes. As críticas positivas para este projeto vão ser muitas, assim como críticas negativas...

Afinal está se mexendo em uma pista com mais de 30 anos de muita tradição e história dentro do cenário brasileiro. O fato é que todas as pessoas citadas têm como principal objetivo, colocar a pista do Gaúcho novamente no cenário do skate brasileiro, com grandes eventos, como local de reunião de pessoas que tem como objetivo principal de levar o skate no pé e dentro de seus corações, e poder deixar para toda esta nova geração que está aí, um local de muita diversão.


Texto e Fotos: Marcos Bollmann

1 comentários:

Valadão Tattooholic disse...

Parabéns pela matéria!!! eu mesmo estava curioso pra saber o que ia rolar no gaucho! parabens a equipe banx!!! um abraço do Valadão Tattooholic!!!