terça-feira, 5 de abril de 2011

Pico Matheus Chabelo em Maringá

Matheus Martins Lopes dos Santos era um skatista de Itararé, interior de São Paulo, formado em educação física e que estava se preparando para fazer mestrado na UEM, Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. Conhecido como Chabelo desde a adolescência, por causa do cabelo comprido, em 2010 ele foi um dos alunos do Grupo de Estudos de Lazer (GEL) que iniciou uma escola de skate dentro da universidade. Mas em setembro ele sofreu um acidente de trânsito fatal. Morreu jovem, aos 24 anos de idade, cheio de planos traçados, que incluía um livro (já em andamento) sobre metodologias do ensino no skate.

Chabelo era irmão de mais dois skatistas, Manoel e Marcelo. Os dois ainda andam de skate. Marcelo, 26, o mais velho, trabalha na área florestal e Manoel, 22, o caçula do Seu Isaltino e da Dona Herondina, cursa artes visuais em Ponta Grossa, PR.

Rafael Gomes e Manoel Neto, irmão do Chabelo
No evento em homenagem ao seu irmão, Manoel expôs shapes customizados no prédio do MUDI

O projeto seguiu em frente e a área onde aconteciam as aulas foi batizada de “Espaço Chabelo”, em homenagem ao skatista. Guilherme Moraes, coordenador da escola de skate do GEL, diz que conviveu com Chabelo por poucos meses, mas guarda boas recordações. “Era um cara espetacular que conseguiu conquistar amizade com todo mundo aqui,” relembra Moraes.

No primeiro ano, segundo Guilherme, a universidade, inicialmente, não via o skate com bons olhos. O primeiro espaço conquistado era num lugar isolado e mesmo assim conseguiram ter 40 alunos. Para 2011 o plano é ampliar a escola para duas turmas. “Nós esperamos que as crianças tenham a possibilidade de agir entre elas e ter uma vivência com o esporte que está cada vez mais em crescimento no Brasil. A gente vê que o Brasil é uma das potências do skate e a criançada está buscando cada vez mais. E um dos objetivos da escolinha é fazer com que esse preconceito que existe com o skate seja cada vez diminuído e os pais tragam seus filhos para praticar skate dentro da universidade, que está servindo também à comunidade externa”, explica o coordenador, comemorando a ampliação do projeto e a parceria com a Associação dos Skatistas de Maringá, que tem o skatista profissional Rafael Gomes como presidente.
A ASKM dará continuidade ao projeto iniciado por Chabelo com os alunos do GEL e Gomes diz que a herança do skatista serviu de inspiração à todos voluntários que transformaram o lugar numa pista de skate.
As inscrições das aulas de skate começam na próxima segunda-feira, dia 11, e podem ser feitas pelo email eldefuem@gmail.com.



Nesse final de semana a Associação dos Skatistas de Maringá realizou o “1° Campeonato de Skate Chabelo”, que serviu para inaugurar a reforma do lugar e homenagear Chabelo. O evento recebeu mais de 100 competidores de diversas cidades do Estado do Paraná.

Resultados
Mirim
1° Guilherme Ribeiro
2° Lucas Melo
3° Thiago Blanco
4° Rodrigo Manede
5° Lucas Zago

Iniciante
1° Gabriel Brasil
2° Bruno Prado
3° Diogo “Bola”
4° Carlos Henrique
5° Matheus “Cabelo”

Amador
1° Edgar Lima “Motoca”
2° Loan de Sá
3° Iago Passos
4° Diogo Fernandes
5° Nilton Junior

Crédito das imagens e Texto : Sidney Arakaki
Fonte: ESPN

0 comentários: