sexta-feira, 8 de março de 2013

Fotógrafos do rolê! MANOEL ANTUNES

Nome completo:  MANOEL ANTUNES MARTINS NETO 
Idade:  23 e meio.rss 24 
Tempo de fotografia; 6 anos 
Cidade onde mora: Curitiba-PR
Canais de imagens: 
http://www.flickr.com/photos/manoelartefoto  /  
http://manoelamneto.wix.com/fotoartdesign  / 
http://manoelneto-mane.blogspot.com.br/


Quanto tempo já trabalha com fotografia? 
Não lembro bem certo quando comecei a fotografar em geral, mas dentro do skate foi mais ou menos em 2001, tive contato com o skate em 1997 devido meus irmãos mais velhos que andavam na época, um ainda anda e o outro chegou a falecer, mas ganhou uma pista em sua homenagem com seu nome na cidade de Maringá-Pr, o Espaço Chabelo.
Quando ia para o role com os amigos sempre tinha um que levava uma câmera ainda analógica dessas convencionais mas na hora de relevar nunca ficava legal, até que um dia a maquina parou em minhas mãos e depois que revelamos as imagens que havia feito, os moments foram os melhores em comparação aos outros colegas, depois disso em todo o role eles emprestavam a câmera  e assim chegou a era digital, mas ainda com o equipamento precário  com câmera de no máximo 2 megapixels e também o único que conseguia pegar os moments fui eu mesmo tendo que clicar muito antes para pegar, isso sempre com a câmera dos colegas pois eu não tinha.

Wilton Souza - Ollie

Qual equipamento está utilizando atualmente? e Porque? 
Minha primeira câmera foi uma sony de 5 megapixels depois consegui juntar uma grana com trabalhos e comprei uma Canon XT, ainda estou com essa Canon, ainda é muito fraca principalmente para foto sequencia, mas estou investindo em outras coisas, como lentes e flashs. Devido morar sozinho atualmente tenho muitos gastos e por enquanto não dá para trocar esse equipo, mas não faz mal pois em breve troco. 

Quais são as inspirações para fazer as fotos?
Quando comecei sempre via as revistas as imagens reparando nos ângulos entre outras composições e não tenho bem certo uma inspiração, depende muito do contexto no momento da fotografia. isso causa inúmeras inspirações.

Léo Fernandes - Ollie

Quais são as dificuldades nas sessões?
Varia de cada sessão e com quem está sendo fotografado.

Quanto tempo leva para fotografar e ficar pronto cada trabalho?
Isso também varia da sessão, as vezes a pessoa volta a manobra rápido como pode não voltar na sessão e acabar desistindo, para ficar pronto varia também as vezes tem pouca coisa fotografado e as vezes muitas.

Qual a procura pelo trabalho de fotos no Skate?
No meu caso a procura ainda é pouca. pois estava morando em outra cidade agora que me formei na universidade e vim para Curitiba espero que essa procura aumente, pois aqui tem mais skatistas e o mercado muito maior

Evandro Martins "Gringo"

Tem planos para próximos trabalhos? Quais?
Espero que nos próximos eu já esteja com um equipo melhor para trabalhar melhor

Qual sua opnião sobre o mercado fotográfico de skate no Brasil?
Cada dia que passa o skate no Brasil cresce ainda mais isso aumenta a demanda de fotógrafos onde algumas marcas estão valorizando mais essa arte da fotografia, fazendo parceria com os fotógrafos pois a imagem feita por eles é muito importante para que esse mercado gire, mas enquanto são poucos que valorizam e tem outros que não ,só exploram os cara e iludem muitos que estão querendo inserir nesse mercado, é meio complicado dizer pois também varia da região.

William Verdi "Nutrix" - Ss Crooked 

O que diria para quem pretende ser um fotógrafo também?
Tem que estudar sobre fotografia, tem que estar inserido dentro do skate pois só quem está dentro sabe clickar o moment, já vi muitos que tiram qualquer coisa e dizem que são fotógrafos  mas até eu ainda nem me considero um fotografo profissional, pois ainda estou batalhando como qualquer outro que está no inicio, uma coisa essencial é sempre ter humildade, mas tem muitas marcas que confundem humildade com "mané" que fique claro que são coisas distintas e quem me conhece profundamente sabe que no meu caso "mané pra mim é somente uma palavra ou um apelido sem seu verdadeiro significado.

Lindolfo Oliveira - Ollie

Agradecimentos?
Agradeço à Deus, Jah..
Minha família que sempre me apoiou para que eu seguisse o caminho que eu escolhesse,  a Familia Banx pelo convite para entrevista, a todos os skatistas amigos do Brasil e do mundo. hahahah...

0 comentários: