quarta-feira, 13 de março de 2013

Pista pública, como conseguir?



Como todo skatista que mora afastado de espaços públicos para a prática do esporte, nós da Banx Brasil sabemos o quanto cada um gostaria de ter próximo de sua casa uma pista para evoluir seu rolê sem precisar gastar com transporte que muitas vezes somam para comprar algum material ou fazer a intera do lanche da sessão. Pensando nisso buscamos um bom exemplo do pessoal de Quatro Barras, conversamos com o André Tavares que junto da galera fizeram a parte deles para a pista pública deles sair e agora já tem outra sendo construída! 
Confere ai abaixo o passo a passo galera...



1-Qual foi o motivo que tiveram para buscar a pista?
O maior motivo mesmo foi pela pratica do skate em um lugar adequado. Toda sessão que rolava era na rua ou na quadrinha com alguns obstáculos criados por nós mesmos, sessões em picos de rua até fluía, mas só no fim de semana, sempre tinha alguma represália ou imprevisto o segurança estar no local ou dono, acabava não rolando a sessão. Com aumento de pessoas na cidade, mais começaram a andar, quem fazia role nas cidades e bairros próximos começaram a cola junto fortalecendo para que a cena do skate fosse mais reconhecida.


2-Quem procuraram primeiro para começar a busca pela pista?
Alguns anos atrás, o Wagner e Rodrigo já haviam tido um contato com prefeitura e secretário do esporte aqui de Quatro Barras, conseguiram através deles realizar um projeto concreto, mais com as leis e emendas de verbas não são fáceis serem aprovadas e já estava no final do mandato do prefeito, acabou ficando por isso mesmo e prefeitura não passou mais informações sobre o procedimento.
Tempo foi passando, houve muitas mudanças na prefeitura e voltaram a ter a ideia sobre a criação da pista de skate, entre o final de 2011 e inicio de 2012, a prefeitura postou uma imagem, sobre os planos de 2012 dos esportes criações de quadras, eventos, obras para incrementar a cidade, menos sobre o andamento da pista, já comentei em cima, “e o andamento da pista” ignoraram meu comentário e excluíram foto e em seguida postaram mais uma vez, comentei de novo, ai rolou vários comentários, de vereadores, de quem anda e os que curte o role ”, visch ai peso mesmo ” (risos).
Logo tiveram que marca a primeira reunião com a SMCEL (Secretaria Municipal da Cultura Esporte e Lazer), e alguns skatistas da cidade André Tavares, Wagner Augusto, Rodrigo, Paulo Alexandre, Miaco Braga, Osvaldo, João Pedro, Herielton Santos. para troca uma idéia sobre a construção da pista.

 

3-Como fizeram para a pista sair da melhor forma para o rolê?
Rolou a 1° a primeira reunião, conversamos muito sobre a idéia do skate na cidade e a “discriminação” que nós skatistas sentimos em não ter um lugar certo para a pratica do esporte e o local onde seria construída.. Desenhamos a mão, alguns obstáculos e o formato da pista.O secretario do esporte Fernando Cunha, deixou em aberto para trazer imagens e desenhos para próxima reunião.
Mais na segunda reunião a SMCEL não imaginava que eu tivesse feito um projeto no PC em 3D da pista, com todos os tamanhos perfeitos, obstáculos, iluminação, bebedouro e uma trabalho artístico em toda pista, para que tudo desse certo eu chamei todos os moleque na minha casa, para todos ter uma noção do que estava acontecendo e se todos estavam de acordo.
Não deu outra, a engenheira da SMCEL apresentou o projeto que haviam criado, mas havia falhas entre os obstáculos, muito inclinados, poucos espaços de circulação, na real sentiram dificuldade por não ter muito conhecimento sobre o skate.
Assim que apresentaram o projeto, teve um debate sobre as idéias e rolou um alvoroço entre os moleque e perguntaram: André você não vai apresentar o projeto?
“ falei calma” (risos) , Peguei o note e comecei apresentar o projeto e falar como seria a pista, os obstáculos, a arte e tudo que proporcionava a construção. E cada vez que eu ia explicando o secretario perguntava varias vezes se todos estavam de acordo e se era o que eles queriam, todos confirmavam.
O secretário perguntava seguidamente para engenheira se aquele projeto poderia ser desenvolvido. Ela me perguntou: André, mais o seu projeto esta tudo de acordo com os tamanhos? Respondi: Sim Sim, Apenas peguei a trena do programa fui falando as medidas, porque desenvolvi em cima do tamanho do terreno.
Assim conseguimos chegar em um acordo em desenvolver o projeto.



4-Precisaram de ajuda local como, associações de moradores ou Vereador?
Quem mais nos ajudou foi a Prefeitura e a SMCEL.O Secretario do Esporte Fernando Cunha e o Planejador Urbano de Obras Cleverson Fortes, sempre estiveram presentes em todas as reuniões, claro contando com a união dos skatistas da cidade foram a peça chave para que tudo isso acontecesse.
No final de 2011 o prefeito Loreno Tolardo direcionou uma verba aos 9 vereadores no valor de 20 mil reais, onde eles escolheriam qual seria a melhor forma de mostrar trabalho com a verba, entre os 9, 4 deles, Olair Lago, Daniela Ribeiro, Siddinei Pelé e Roberto Carlos, resolveram somar suas quantias para a construção da pista, “ ai tudo começou a dar forma e acreditarmos mais em nós e poder mostrar a todos que quem anda de skate, tem muita garra e fundamentos”.


 

5-Consegue resumir um passa-a-passo de como conquistaram a pista?
A pista foi conquistada através de muita união, luta e suor, nós ainda não temos associação em Quatro Barras, isso fez com que ficasse um pouco mais difícil conquistar o espaço. Primeiramente começou com a prefeitura e a igreja bola de neve que no final de 2010, realizaram um evento para os jovens, com muito skate, chocolate e outras atrações, onde a grande maioria das pessoas que compareceram para fazer o seu role pudessem curtir todo o evento. Com isso, no dia os próprios skatistas fizeram um campeonato, Best trick “ melhor manobra” que ocasionou o primeiro campe em Quatro Barras que gerou uma boa repercussão na cidade.

Após alguns meses, mais exato no final de 2011, a Prefeitura postou uma imagem no facebook, na qual divulgavam quais seriam os planos para 2012 em relação ao esporte a cidade, onde não tinha nada sobre o andamento da pista, como eu havia comentado na resposta da pergunta 2.
Através disso alguns dos atletas foram convidados para algumas reuniões, onde debatemos muito sobre o skate na cidade, as discriminações e sobre um projeto que a SMCEL teria criado, mas com pouco conhecimento teve algumas imperfeições, onde não aprovamos. Criei um projeto bem concreto e apresentei a eles, com área de circulação , obstáculos bem projetados e transições bem elaboradas. Todos já estavam cientes do projeto para que na hora não houvesse controvérsias. Com toda nossa luta foi aprovado e logo após um tempo foi marcada a terceira reunião, com todos os documentos em mão e a licitação para dali uns meses começarem o inicio as obras.
Acompanhei toda a obra para que não acontecesse nada de errado, sempre auxiliando o mestre de obra Sidiney e os ajudantes dele, sobre todas as medidas, as transições e o piso zero.
Foi dessa forma que conquistamos a pista, nosso lazer, ponto de encontro entre amigos para fazer o role. Esse é nosso relato a todos vocês, só basta acreditar e lutar pelos objetivos. Crie sua associação, faça mobilizações na sua cidade, junte seus amigos, converse com secretários de esportes e não deixe passar. As vezes na vida existem chances únicas, só lutar e fazer o corre, fazer por amor que acontece. Aquele abraço de todos skatistas de Quatro Barras e quando quiserem vir fazer um role, são todos bem vindos. Logo mais a segunda pista já esta ficando pronta, espero todos aqui.
Valeu ,obrigado pelo espaço Banx sempre fazendo muito pelo skate, é desse jeito. SKATEBOARD ETERNO.

André Tavares – Quatro Barras PR

2 comentários:

luis henrique disse...

amigos precisamos de uma pista de skate no bairo auto por que tinha um baracao que nos andavamos agora demoliram ficamos sem um pico massa de skate agora precisamos de uma pista aqui na bairo auto se poder nos ajudar obrigado vlw decho meu recado para vcs

tavares disse...

Opa claro Luiz Henrique, podemos que ajudar em alguma coisa sim, me adiciona no face http://www.facebook.com/andre.tavares.796
dai fica mais fácil pra gente conversa mais , que vocês tem que fazer é unir o máximo de pessoas e marcar uma reunião com alguma vereador com o secretario de esporte, mais com o projeto em mãos, tudo bem certo e organizado para mostrar que a ideia de vocês concreta e que vocês conseguem administrar mais essa conquista.