quinta-feira, 16 de maio de 2013

Transformando a História




O ano de 1992 foi um divisor de águas para Barcelona, a mais importante das cidades da comunidade da Catalunha, na Espanha. A data marcou uma nova era para a cidade, com grandes mudanças na infra-estrutura, com alterações em todas as partes para a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Em 2013, uma nova era de competições esportivas tomou conta do Parque Olímpico, no Montjuïc. Um dos principais pontos turísticos da cidade, situado em uma colina que abriga o principal local das Olimpíadas da Espanha, entre os próximos dias 16 e 19 de maio sedia os X Games Barcelona.

O Estadi Olímpic Lluís Companys, ou Estádio Olímpico do Montjuïc, originalmente construído para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929, foi reconstruído em 1989 para as Olimpíadas de 92. Acostumado a receber importantes competições de atletismo e futebol, este local histórico foi tomado por muita terra, pedras e troncos para as disputas do Rally e Enduro dos X Games. Os tratores e trabalhadores estão dando os toques finais da área, para o início destas competições que entram para história deste santuário desportivo.


Já o Ginásio Palau Sant Jordi acostumado a sediar importantes competições de ginástica artística, e grandes finais de voleibol e handebol, agora deu espaço para competições nunca vistas nesta que é a única área de competição coberta deste X Games. A monstruosa Megarrampa foi montada dentro do ginásio para as disputas do Skate e BMX, dividindo espaço com a área de muita terra com grandes rampas, para as competições do Moto X. As disputas dentro do Ginásio Palau Sant Jordi estão garantidas, mesmo que o tempo nebuloso que insiste em ficar sobre Barcelona se agrave.


A Piscina Municipal de Montjuïc, localizada na encosta da colina, possui duas piscinas com uma vista privilegiada de Barcelona. Após a realização das disputas do vertical nos X Games em Foz do Iguaçu, ao lado das Cataratas, Barcelona não podia ficar para trás. Por este motivo, este foi o local escolhido para abrigar o half pipe dos X Games Barcelona. Lá acontecem as competições de skate e BMX vertical.


Já na ampla área do Explanada Anillo Olímpico, onde também fica localizada a famosa torre de telecomunicações, obra do arquiteto e engenheiro valenciano Santiago Calatrava, foram construídas as áreas do Park e Street, para as competições de skate e BMX. Ambas as áreas possuem elementos que remetem as obras Antoni Gaudí, o arquiteto catalão, símbolo da cidade de Barcelona. A área do Park está um pouco mais enxuta, com obstáculos e paredes menores em relação a pista construída em Foz do Iguaçu, para os X Games Brasil. A área do Street, também esta ligeiramente menor, com obstáculos menos impactantes, mas com obstáculos que permitem mais opções de manobras.

Os últimos retoques estão sendo dados para a entrada dos competidores nas áreas de competição, para o primeiro dia de treinos oficiais dos X Games Barcelona

Por: Marcos Hiroshi

Acesse o site [ X GAMES ESPN ]

0 comentários: