segunda-feira, 6 de julho de 2009

Benefícios do Skateboard!


Dicas para melhorar seu rendimento físico
E suplementos indicados para quem anda de skate.
O skate é um esporte que pode ser considerado uma diversão, mas é também competitivo. Apesar de o skate estar disponível em diversos tipos de desenhos e materiais, todos eles são compostos de prancha, eixo e 4 rodinhas. Os skatistas mais experientes podem se dar ao luxo de fazer truques como giros, rodopios, pulos sobre obstáculos e mover-se para trás e para frente. Todas essas manobras ajudam a queimar mais calorias e melhoram o rendimento físico.
O skate é um excelente exercício aeróbico e ajuda bastante a tonificar alguns músculos, principalmente a panturrilha. Apesar disso, o pessoal que anda de skate gosta do esporte simplesmente pelo prazer. Essa é uma grande vantagem, pois a pessoa vai praticar um esporte e cuidar da saúde, sem esperar um resultado em troca. Diferentemente de atividades como musculação e ginástica, em que a pessoa sempre espera um resultado e uma mudança no corpo.
Benefícios de andar de skate:
  • O benefício estético é o fortalecimento das articulações e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos.
  • Aumenta os batimentos cardíacos e pode ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate.
  • Desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio.

Riscos/cuidados de andar de skate:

  • As proteções para quem anda de skate são fundamentais. Protetor para os joelhos, cotovelos e capacetes são os mais importantes.
  • As fraturas, cortes e feridas são muito comuns. Principalmente nas pernas, braços, joelhos e cotovelos. Torções no punho também são muito comuns.
  • É bom fazer um trabalho de musculação para não colocar em risco a estabilidade articular (joelhos e tornozelos).

Principais grupamentos musculares utilizados durante a prática de skate:

  • Panturrilhas.
  • Quadríceps.
  • Tendão.
  • Abdômen.
  • Trapézio.
  • Dorsal.

Dicas para um melhor rendimento físico na prática de skate:

  • Respire bastante antes de dar impulsão no skate com um dos pés. É importante que não falte fôlego nesse momento, pois requer bastante esforço.
  • É importante ter uma boa coordenação, trabalhar para ter bastante velocidade, equilíbrio e noção de colocação do corpo no espaço.

Materiais/vestimenta/equipamentos para a prática do skate:

  • Joelheiras: protegem os joelhos, em uma eventual queda.
  • Cotoveleiras: importante para proteger os cotovelos, que são muito sensíveis e também ficam bastante expostos no caso de uma queda.
  • Capacete: protege a cabeça de uma eventual queda.
  • Skate: é composto por rodinhas, rolamentos e a prancha. Cada skatista monta seu skate com o material que acha mais adequado.
  • Tênis: tem de ser apropriado para andar de skate, com solado anti-deslizante.

Como Melhorar o Desempenho

Para ter um melhor desempenho nas suas sessões de skate, procure suprir as necessidades que seu corpo tem de nutrientes fundamentais. Assim, você poderá aumentar o sistema imunológico, os níveis de energia, a massa muscular, a concentração e reduzir gorduras e maneira saudável.
Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes que você precisa. Por isso, é importante suprir essas necessidades com a suplementação.

A lista de suplementos, a seguir, indica quais os suplementos ajudarão você a desenvolver o seu melhor desempenho durante as sessões de skate.


Suplementação para auxiliar quem anda de skate:

  • Whey protein: É a fonte ideal de proteínas para qualquer praticante de atividade física. O whey protein (proteína do soro do leite) é rapidamente absorvido pelo organismo e é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. Além de ser importante como um reparador dos danos dos tecidos musculares, o whey é bastante eficiente na redução da gordura corporal. O whey fornece energia aos músculos que você trabalha ao andar de skate. Por ser de rápida absorção, quando usado depois das "skate sessions", o whey vai rapidamente para o músculo, sendo excelente para a recuperação muscular.
  • Multivitamínicos:Os praticantes de quaisquer atividades físicas necessitam de mais vitaminas e minerais do que pessoas sedentárias. O multivitamínico ajuda no fornecimento de energia e no reparo de músculos danificados e cansados.
  • Energéticos em gel:São muito práticos, cabem na mochila ou no bolso da bermuda, por isso são muito eficientes para os skatistas. Os energéticos em gel são ricos em carboidratos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Os energéticos em gel têm um sabor delicioso e podem ser ingeridos antes ou depois da sessão de skate. Eles elevam os seus níveis de energia e não pesam no estômago. Quanto mais energia você tiver, melhor será seu desempenho em cima do seu "carrinho".
  • Barras energéticas: São ricas em carboidratos, por isso mantêm um bom nível de energia durante uma sessão de skate. Os carboidratos são a fonte ideal de energia para o corpo. As barras energéticas podem ser ingeridas antes ou depois de você dropar uma rampa, ou, no caso de street, numa parada estratégica para repor as energias. As barras são muito leves e práticas. Elas não pesam no estômago, por isso são ideais para serem ingeridas antes, durante ou depois das sessões de skate. As barras energéticas fornecem nutrientes essenciais e são muito saborosas.
  • Guaraná: O skate é um esporte de velocidade e que exige uma boa demanda de energia e preparo físico. O guaraná fornece um aumento rápido de energia, o que é especialmente desejado antes de uma sessão de skate. Além de energia, é importante que o skatista tenha bastante equilíbrio e uma boa impulsão. E para isso é importante estar em boa forma. Todos conhecem o poder do guaraná no aumento de energia, porém, o que poucos conhecem é sua habilidade de quebrar e mobilizar a gordura e usá-la como fonte de energia, sendo assim um ótimo aliado para a queima de gordura. A perda de gordura é importante para a manutenção da boa forma do skatista.
  • Glucosamina: O skate é um esporte que mexe muito com as articulações do joelho e do tornozelo. A glucosamina pode ser um importante aliado para a manutenção da saúde das articulações, podendo ser obtida de fontes naturais.

Nota: O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Fonte: http://www.corpoperfeito.com.br/ce/skate

Siga as Instruções e EVOLUAA!!

Salve da Equipe Banx Brasil...

0 comentários: