terça-feira, 14 de setembro de 2010

Avenida Paulista ganha escultura para skate

Um mês depois de lei polêmica, escultura funcional é instalada em praça.

Formada por duas peças de concreto, obra é inspirada na interação entre skatista e mobiliário urbanoUm pouco mais de um mês depois da polêmica em torno do projeto de lei que prevê multa para skatistas que praticarem o esporte fora das pistas exclusivas, o skate retorna à Avenida Paulista. Desta vez, como homenageado. Uma escultura criada pelo coletivo artístico Noh, responsável por projetos que discutem a interação entre o skate, arte e arquitetura foi instalada no centro da Praça Marechal Cordeiro de Farias.

Obra criada pelo coletivo Noh pode revitalizar a praçaFormada pela interação de duas peças de concreto, a obra foi doada à prefeitura é uma variação de uma escultura (em metal) já exposta na exposição Destroy and Create, na Matilha Cultural, em agosto. “A praça é meio esquecida, dominada pelos moradores de rua. A proposta é dar uma revitalizada e fazer com que a comunidade do skate passe a frequentar o espaço”, afirmou Xande Marten, um dos organizadores da Destroy and Create.

Batizada de Vênus, a escultura teve inspiração na prática do skate na própria Avenida Paulista e permite que os praticantes a utilizem como obstáculo e como rampa. “A mensagem original foi levar para a galeria uma representação da interação entre skate a cidade.”. Agora, a ideia é "devolver" a escultura para a rua. Instalada provisoriamente por 30 dias, a prefeitura analisa a possibilidade da peça ficar definitivamente no local.

DESTROY AND CREATE

Praça Marechal Cordeiro de Farias (Avenida Paulista com Rua Minas Gerais)

Por: Márcio Cruz

0 comentários: