segunda-feira, 22 de abril de 2013

Luan não levou no Street mas o Brasil se deu bem!

Poucos minutos antes do início da aguardada final da Street League, nos X Games Foz, as maiores estrelas do street skate mundial tiveram uma companhia especial no finalzinho dos treinos: Og Souza, skatista brasileiro consagrado mundialmente por mostrar que é possível andar de skate, e muito bem, mesmo sendo vítima de poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil.


Backside grind

Og de Souza aproveitou para dar um role momentos antes da final do Street League, dos X Games em Foz.
O público foi ao delírio logo que Og entrou na área. O skatista lançou algumas manobras pela skate plaza, abrindo oficialmente a primeira final da Street League, realizada no Brasil.

Para aumentar a vibração do público, o único representante brasileiro na competição, Luan de Oliveira, trocou de camiseta e se apresentou na área com a tradicional camisa canarinho da Seleção Brasileira de Futebol, com o número “13” estampado nas costas.

Luan de Oliveira agradecendo o público na final do Street League, X Games em Foz.

Foi a deixa para o público mostrar sua presença com muito barulho e palmas para o representante brasileiro na “Liga”.

Além de Luan, a final foi composta por Mike Taylor, Chaz Ortiz, Tom Asta, Nyjah Huston, Sean Malto, Shane O’Neill e Torey Pudwill.

Dividida em três fases, a competição passou pela Flow Section, Control Section e Impact Section. Cada fase tem como objetivo testar uma habilidade do skatista.

A Flow Section consistia em duas apresentações de 45 segundos, valendo a melhor, além de eliminar o competidor com o menor rendimento na fase, que na ocasião foi Tom Asta.

Chaz Ortiz na final do Street League, em Foz. Backside 180 fakie nosegrind

O melhor nesta fase inicial foi Chaz Ortiz, que conseguiu fazer uma apresentação limpa e fluída, encaixando manobras como um flip backside boardslide no corrimão maior e um crooked nollie flip out na borda reta. Mesmo conquistando o segundo lugar nesta primeira fase, Luan impressionou a todos com o arsenal de manobras apresentado. Precisão, velocidade, continuidade, estilo e grau de dificuldade das manobras foram alguns dos quesitos executados com maestria, pelo brasileiro.

Luan de Oliveira na final do Street League, em Foz. Nollie hardflip noseslide

Antes do início do Control Section, os X Games em Foz do Iguaçu fez uma singela homenagem ao músico e skatista, Chorão, que nos deixou em março passado. Foi apresentando um vídeo no telão com imagens do artista andando de skate em sua pista particular, em Santos, relembrando a forte ligação da música e do skate na vida desta personalidade, emocionando o público.

Iniciando a Control Section a emoção virou vibração pelas manobras apresentadas. Dentre cinco tentativas, apenas a melhor contabilizava. Malto soltou logo de cara um backside nosegrind shovit no quarter, e Nyjah varou a pequena rampa de 360 flip encaixando um frontside grind na borda descendo. Shane O’Neill lançou uma digna de video game: backside bigspin tailslide to backside bigspin out. Chaz Ortiz também lançou duas boas manobras, um salad grind flip out na trave e um flip crooked nollie flip out na borda reta.

Homenagem a Chorão na final do Street League, dos X Games em Foz

Concentrado, o brasileiro lançou na primeira tentativa um nollie hardflip noseslide na borda menor descendo, que levantou o público. No mesmo obstáculo, Luan extrapolou, aumentando o grau de dificuldade da manobra anterior, desta vez saindo de shovit 270. Incrível! O público e os outros competidores aplaudiram bastante a manobra que colocou o brasileiro na liderança da competição.

Nesta seção foi Mike Taylor teve o menor aproveitamento, e se despediu da competição e do público agradecendo o apoio dado a cada tentativa de manobra.

Foi feito mais um pequeno intervalo para os competidores, antes do início da “Impact Section”, última fase da final da Street League, dos X Games Foz.

Esta decisiva fase, os skatistas tinham cinco tentativas, valendo as três melhores. Torey Pudwill abriu a seção com o backside 360 ollie, e ainda acertou um nollie flip e um backside nollie flip no mesmo local. Malto com toda a leveza foi cauteloso e garantiu um seguro nollie frontside feeble e um nollie backside overcrooked, ambas no corrimão, além do perfeito backside nosebluntslide na borda.

O brasileiro entrou na área e partiu para uma de suas especialidades, o hardflip por cima do corrimão. E errou! Mas na segunda tentativa mostrou sua marca registrada com a conhecida perfeição. A próxima manobra de Luan, foi um switch frontside flip por cima do corrimão, mas foi outra manobra que precisou de três tentativas para ser completada. Sobrando apenas mais uma tentativa. Enquanto isso Nyjah Huston já tinha acertado suas quatro manobras: backside 270 boardslide, cabalerial boardslide, 360 flip boardslide e um flip backside boardslide, manobras que o colocaram na liderança da final. Na última chance de Luan melhorar sua colocação, o brasileiro arriscou seu switch heelflip bigspin, completada nas eliminatórias de Foz, mas errou novamente, perdendo a chance de medalha dos X Games em Foz. Com a medalha de ouro garantida, Nyjah ainda acertou na última tentativa o nollie heelflip to backside boardslide fechando em grande estilo a final da Street League.

Assista o vídeo com o aquecimento dos finalistas!

Mesmo sem Luan vencer, o skate brasileiro ganhou muito com a realização desta competição. A elite do skate internacional mostrou ao vivo e a cores, que é possível ver em poucas horas um nível de manobras equiparada as grandes partes de vídeo que levam meses para serem feitas. Além de apresentar nacionalmente uma pista atual, que vai de encontro as necessidades do skatistas brasileiros de street, que atualmente não possuem muitas pistas similares.

A frase dita por Luan momentos antes da final, resume bem a importância deste evento para o Brasil: “É um sonho estar no Brasil participando da Street League e dos X Games. É inacreditável. E ver toda a galera do Brasil curtindo. Estou muito feliz por mim e por todos!”

Por: Marcos Hiroshi
Fotos [ PABLO VAZ ]

Acesse o site [ X GAMES ESPN ]

0 comentários: